(67) 3222-8610
Rua Alagoas , 94, Campo Grande - MS

Blog

Toxina Botulínica na Odontologia| postado em: 06/26/15

A toxina botulínica tem seu uso cada vez mais intensificado nos problemas odontológicos. A toxina se liga aos terminais nervosos dos músculos e a substância impede que a acetilcolina seja liberada para promover a contração. O cirurgião dentista com treinamento e conhecimento atua em tratamento estético-terapêutico.

Tem indicações para problemas como bruxismo, briquismo (apertamento dentário), cefaléia tensional, correção de sorriso gengival (sorriso alto). Os resultados aparecem de 2 a 7 dias e em 15 dias chega ao ápice, tendo uma duração de 3 a 6 meses

 

Tratamento do bruxismo com toxina botulínica

O ato de apertar ou ranger os dentes muitas vezes é resultado de estresse psicológico e se manifesta tanto à noite quanto de dia. Suas consequências são o desgaste dentário, problemas periodontais, dores de cabeça e problemas na articulação mandibular. Tradicionalmente, o bruxismo é tratado com placas miorrelaxantes, com mudanças comportamentais e trabalho psicológico, entretanto hoje em dia, o bruxismo pode ser tratado com uma injeção bilateral de toxina botulínica nos músculos masseter, esse tratamento promove um alívio da sintomatologia, ou até mesmo uma total eliminação do bruxismo, de 4 até 6 meses.

 

Tratamento do Sorriso Gengival 

Três fatores influenciam a estética do sorriso: dentes, gengiva e lábios. Um sorriso atraente depende de uma adequada proporção desses. Ao sorrir, o lábio superior deve mostrar até 3 mm de gengiva, e a linha gengival deve seguir o contorno do lábio. A exposição de mais de 3 mm de gengiva caracteriza o chamado sorriso gengival.

Para muitos pacientes, o sorriso gengival representa uma desordem estética muito grande. Muitos tratamentos já foram propostos, como gengivoplastias, ortodontia e cirurgias ortognáticas. Por serem procedimentos que demandam consideráveis riscos, alto custo e tempo, tornaram-se menos recomendados ultimamente, entretanto dependem do correto diagnóstico.

Um sorriso gengival pode ser causado por excesso vertical da maxila, um lábio superior curto, coroa dos dentes curta, hipertrofia gengival ou hiperatividade dos músculos elevadores do lábio superior. O uso da toxina botulínica representa um simples, rápido e efetivo método para a correção do sorriso gengival. Para confirmar a alteração um cirurgião dentista de avaliar para indicar o melhor tratamento.

Mais notícias

$limit = 0;
4° Congresso Internacional de Odontologia de MS
Desafios da Odontologia ContemporâneaLeia mais
Odontologia além da boca
Odontologia além da bocaLeia mais
Aparelhos Autoligados